Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vitória dos estudantes!


Fundação do Grêmio Estudantil no CEF-04 de Planaltina-DF!

Enquanto playboys enchem a cara nas festas
Meu povo é humilhado nas favelas
Rimo contra a burguesia
O meu grêmio não fala apologia
Só falamos a realidade da periferia”
(Rap de um aluno do CEF-04)

Momento de votação da Assembleia Geral (30/08)

O dia 30 de agosto ficará na memória dos estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) - 04 de Planaltina. Há alguns meses atrás, quando um grupo de alunos da escola juntamente com apoiadores da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) se uniram para iniciar a construção de um grêmio estudantil no CEF-04, tudo parecia muito incerto, mas o que contou no final da contas foi a atuação abnegada e sincera daqueles estudantes, verdadeiros filhos do povo.
A organização começou com as conversas nos inícios e intervalos das aulas, onde o movimento estudantil, as greves e as políticas privatistas do governo eram temas sempre presentes. Depois disso, começaram as passagens de sala em sala, reuniões de representantes para debater a proposta de Estatuto, vários cartazes foram colados nas paredes e um panfleto foi escrito e distribuído na escola para divulgar a importância do grêmio estudantil e da luta pela educação pública. A cada dia mais alunos se juntavam na proposta de construção do grêmio, todos debatiam, buscavam saber o que era o grêmio, como funcionava uma Assembléia, etc. Finalmente, após esse momento de propaganda e articulação, foi marcada, para o dia 30 de agosto, a Assembléia Geral Estudantil, com o objetivo de fundação do grêmio.
Chegamos ao dia da Assembléia. Uma comissão de militantes combativos já estava cedo na escola para ajudar nos trabalhos de organização e agitação junto aos estudantes do colégio. Duas assembléias, uma pela manhã, outra pela tarde, reuniram cerca de 200 estudantes, da 5ª à 8ª série.
O nível dos debates surpreendeu todos que estavam ali. Durante a manhã uma chapa já começou a se formar, e o seu nome foi dado em homenagem ao herói do povo: Carlos Marighella. Na parte da tarde, dois alunos da 7ª série iniciaram falando sobre a realidade das escolas públicas do DF que estão em situação precária, sem lanche digno, s
Debatendo a chapa Marighella


em reformas e coberturas nas quadras de esporte, sem professores suficientes, e questionou que nas escolas particulares, os filhos da burguesia e dos políticos estudam nas mil regalias. Falaram sobre a importância da união dos estudantes aos movimentos populares, já que estes são filhos e futuros trabalhadores, e denunciaram o vestibular como uma prova que visa elitizar a universidade.
Nos dois turnos os militantes da RECC apresentaram a história do movimento estudantil, de Edson Luis e Honestino Guimarães, do dia 28 de março – Dia Nacional de Luta dos Estudantes. Foi proposto que o grêmio fosse batizado com o nome daquele que era secundarista como todos ali e que o dia de seu assassinado deu origem ao Dia Nacional de Luta Estudantil. Após a votação unânime, o grêmio foi nomeado como Grêmio Estudantil EDSON LUIS!
O Estatuto proposto foi retirado da cartilha de grêmios da RECC com algumas adaptações. O mais ressaltado foi o fato dele não ser presidencialista, mas funcionar através de coordenações (cultura, política, organização, etc.), onde os membros têm os mesmos direitos e deveres. Foram explicados os meios de formação de chapas e como seria feita a eleição. Uma comissão eleitoral da manhã e da tarde foi definida ao final das Assembléias.
Ao final da Assembléia Geral, estudantes do CEF 04 de Planaltina e os apoiadores ainda ficaram bastante tempo conversando sobre a vitória do dia e os projetos futuros que agora poderiam florescer no colégio. Ninguém queria parar a “prosa” na porta da escola, já estava ficando escuro quando todos foram para casa. Mais uma vez que confirmou na prática o que um dia disse Marighella: “O segredo da vitória é o povo”...

Viva o Grêmio Estudantil EDSON LUÍS!
Organizar em cada escola o poder estudantil!
Por uma educação a serviço do Povo!
Avante a luta estudantil combativa!


Mais fotos:


 













Nenhum comentário: